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Estudantes portugueses têm dificuldade em escrever e raciocinar

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

  • Hélder Sousa, presidente do Gabinete de Avaliação Educacional, explica as conclusões e objectivos do estudo
  • Hélder Sousa defende que o estudo  divulgado não se pode comparar ao Pisa que avalia as capacidades dos estudantes de 15 anos em aplicar conhecimentos da vida quotidiana

Poucas semanas depois do sucesso revelado pelo estudo do PISA (programa internacional que avalia sistemas educacionais), um relatório de um gabinete do Ministério da Educação traça um retrato menos brilhante dos alunos portugueses.
Analisadas 1700 escolas, o gabinete de avaliação educacional concluiu que os alunos entre o 8º e o 12º ano têm ainda muitas fragilidades, por exemplo em resolver problemas complexos ou explicar um raciocínio com lógica.
 Em termos gerais este relatório do gabinete de avaliação educacional revela que «a melhor qualidade do desempenho está fortemente associada à presença de enunciados de reduzida extensão, bem como à utilização de suportes textuais simples e também pouco extensos».
Os melhores resultados registam-se, sobretudo, nas regiões do Centro do país.
O relatório concluiu ainda que «é preciso insistir na necessidade de delinear estratégias de intervenção que mobilizem todos os intervenientes no processo educativo», escola, alunos e famílias.

Os alunos portugueses do 8º e 12º ano têm dificuldade em escrever, raciocinar e resolver problemas mais complexos, revela o gabinete de avaliação educacional.

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